sexta-feira, dezembro 24, 2010

Enki e Ninhursag



1 Houve um tempo na terra de Dilmun, quando tudo estava intocado pelo homem. Não houve a velhice, não houve morte, nem a doença, para todos era ainda puro. Há Enki previsto Ninsikila com sua esposa, ela que era a rainha do lugar puro, de sua cidade vago.

2 No entanto Ninsikila não estava satisfeito. Dilmuns cidade ainda não foi frutífera, ela ainda não possuem água doce e então ela se queixou de Enki, "Esta cidade não tem cais do rio, há campos gleba, nem sulco. Que bom que ele faz conosco?"

3 Naquele lugar não havia canto, não houve choro, nem nenhum homem velho, mulher, não de grãos nem o malte nem qualquer atividade. Mas Enki sabia muito bem o que precisava ser feito e formado planos para desenvolver a terra. Era preciso águas doces para enriquecer o solo seco.

4 Ele respondeu-lhe "Quando Utu, o deus sol sobe no céu, naquela época as águas doces serão executados a partir do recinto do festival do templo de Nanna, ele deve viajar de metro da Suméria. E da boca da água correndo no subsolo, a água fluir para nós, sua cidade irá fluir com as águas doces. Maio a ascensão da água em grandes bacias, e que a vossa cidade beba com eles. "

5 Isso não era tudo o que tinha na loja para seu cônjuge e sua cidade, no entanto. Ele sabia a posição de Dilmun na parte inferior do mar era perfeitamente adequada para acolher navios comerciais da Suméria, assim, de muitas terras estrangeiras. Ele continuou, "pools de Maio de piscinas de água salgada se de água doce e por causa de seu grande cais, pode tornar-se um estabelecimento de Dilmun ricos para a terra e para a Suméria."

6 Ele, então, decretou que Meluhha, o vale do Indo, Dilmun devem enviar seus cornalina preciosas e madeira abba. Magan, Omã, deve enviar o seu forte de cobre e de pedra. Elam deverão enviar a sua escolha lãs. Finalmente, ele decretou que a cidade suméria de Ur deve enviar seus gergelim, suas vestes e roupas finas.

7 Após a palavra de Enki, que veio a ser. Quando Utu intensificado ao céu naquele dia, as águas subterrâneas viajou da Suméria e encheu as bacias para esposa de Enki. Naquele momento, naquele dia, e sob o sol, aconteceu exatamente como Enki se destina.

8 Dilmun teria seu cais do rio, seus campos irrigados com glebas e sulcos que produziu grãos abundante. Teria casas bem trabalhada, que iria produzir datas e madeira. Com o tempo, os navios que vêm e Dilmun se tornaria o centro comercial da baixa mar. Enki tinha fixado a sua prosperidade, para sua esposa e para todos os Dilmunites.

9 O sábio voltou sua atenção para garantir que a vida eo sustento iria apoderar-se dos seus dons. No pântano, Enki olhou para a mãe Ninhursag do país, e ele sabia o que precisava ser feito.

10 Ele mudou-se para ela cavar seu falo para os diques e para o caniçal, enviando água doce, mas ela não quis recebê-lo tão facilmente. "Ninguém me levar no pântano!" exclamou resistindo seu avanço determinado.

11 Enki o senhor de água doce, de fato, esse desejo grande deusa, que por si só representa a terra fértil, e cuja união com ele significaria uma vida abundante. Ele gritou, invocando a sua grande natureza.



12 "Pela vida de céu, Eu te conjuro! Deite-se comigo no pântano, seria feliz!" Ele se deitou com ela, então, e ela concebeu, embora a sua descendência foi originalmente destinado para o seu outro cônjuge Damgalnuna.

gravidez 13 Ninhursaga era a de uma deusa, seu primeiro mês foi como um dia para nós, e até ao final do segundo mês foi de dois dias. No nono dia, ela deu à luz, a entrega foi impecável e Ninnisig nasceu. Seu nome foi associado com vegetação.

14 Quando Ninnisig tinha crescido, ela saiu para a margem do rio. Enki podia ver lá em cima formam o pântano, ele viu o quão atraentes que ela tinha crescido. Ele disse a seu ministro Isimud: "Será que esta mulher bela jovem não será beijada? Ela é linda, e por isso ela deve ser beijada." Seu ministro só poderia concordar, e quando Enki pisou em seu barco, Isimud navegou o barco rio acima para Ninnisig.

15 Assim que Enki steped fora do barco, ele a beijou, deitou-se com ela e ela concebeu. No nono dia, como sua mãe, ela deu à luz e tempo Ninkura nasceu. Seu nome foi associado com o cultivo.

16 Com o tempo Ninkura estaria na margem do rio quando ela tinha crescido, Isimud levaria Enki a ela, ele iria se deitar com ela e no nono dia ela daria à luz Ninimma cujo nome falava de sede.

17 Finalmente, após o acoplamento de Enki, bem com esta jovem mulher à beira do rio, e ela concebeu, no nono dia do furo Uttu, a senhora exaltada. Uttu a deusa das plantas, que crescem para representar a fertilidade inerente à linha que nasceu a partir de Enki e Ninhursaga.

18 Quando um dia Uttu estava na beira do rio, Ninhursaga chegou a seu conselho de rolamento, "Ouça com atenção, eu tenho alguns conselhos importantes para você. Enki pode ver você aqui desde o seu lugar no pântano, ele irá definir os olhos em cima de você. Não não deixá-lo sem levá-lo de um namoro bom, sem presentes, como fez sua mãe. "

19 Uttu seguiu o conselho do que tinha dado à luz a sua bisavó. Ela voltou para sua casa, e Enki, que estava de olho nela, se seguiram. Como ele bateu na porta, ela sabia o que queria e gritou: "Tragam-me os pepinos e maçãs, traga-me uvas em seus cachos. Então você pode entrar, e você pode tomar posse do meu cabresto."

20 Por isso, Enki foi agradável. Para a deusa das plantas, ele novamente enviados de água doce, ele encheu a terra inculta, os diques e canais. * Ampliar



21 O jardineiro que a ação de Enki viu crescer seu jardim exuberante e abundante, foi para o deus das águas doces e abraçou-o. Ele fez uma oferta de Enki, e deu-lhe os pepinos e maçãs, uvas e nos seus agrupamentos. O sábio tinha feito a terra abundante para todos os tipos de cultura, ele podia agora voltar sua atenção para Uttu.

22 * (examinar texto sumério ele fez o seu rosto verde?) Ele fez sua primeira rosto atraente, e tomou um cajado na mão. Ele veio para sua casa e bateu na porta exigindo "abre, abre-se" ao que ela respondeu: "Quem é você?".

23 Mas Enki estava sentindo inteligente e respondeu: "Eu sou um jardineiro. Abra-se, e eu vos darei pepinos, maçãs e uvas em seus cachos, para o seu" Sim ". Alegre-mente, Uttu abriu sua casa, e depois de ter dado seu produto, Enki derramou sua cerveja.

24 Uttu agitou as mãos para ele, e Enki não hesitou. Ele abraçou-a contra o peito, ele despertou-la, e eles tiveram relações sexuais. Ele derramou a sua semente e ela concebeu.

Mas em pouco tempo, tornou-se Uttu perturbada. "Minhas coxas se sentir estranho" Ela gritou: "Meu corpo, meu coração. Algo está errado."

25 Ninhursag ouviram sua angústia e ela veio de uma vez. Ela retirou as sementes de Enki das coxas seus descendentes, e com isso ela fez oito plantas a crescer. Ela cresceu a planta 'árvore', a 'fábrica de mel ", a planta' vegetal ', a grama de alfafa, a planta' atutu", da planta astaltal ", a planta 'amharu', e mais além.

26 Enki havia voltado ao pântano e novamente ele estava olhando lá em cima, ele foi capaz de ver as plantas e falou a seu ministro Isimud: "Eu não determinou o destino destas plantas. O que é este? O que é que um ? "

27 Isimud respondeu: "Meu mestre, a planta 'árvore'." Isimud cortar a planta e deu a seu mestre que comi. "Fábrica" de mel "Meu mestre do" novo Enki a comeu. De igual modo, ele comeu o "alfafa vegetais ',' ',' atutu ',' astaltal 'e' amharu 'plantas e mais além. Juntos, estes representados os oito grupos de plantas de base. Enki determinou o destino destas plantas, que tinha cada um deles sabe que no seu coração, ele definiu o seu papel.

28 Quando vi este Ninhursag que estava enfurecido. Ela tinha criado as plantas ainda Enki tinha realizado para determinar os seus destinos! Ela amaldiçoou o nome de Enki, "Até o dia de sua morte, eu nunca vou olhar para ele com a minha vida dando-olho."

vida 29 Enki estava em perigo, a sua saúde aflitos, e os deuses estavam perturbados com a queda para fora de Enki e seu parceiro. Sentaram-se na poeira em desespero. Ninhursag tinha retirado e nenhum dos deuses sabem como me aproximar dela.

30 Foi então que a raposa foi Enlil que levam os deuses, que pediu ações de Enki, e falou-lhe: "Se eu sou capaz de trazer Ninhursag para você, qual será minha recompensa" Enlil ficou muito contente e respondeu que a raposa ia ganhar fama e ser honrado.

31 A raposa se preparou, colocando kohl sob seus olhos. Quando ele viu Ninhursag foi para ela e falou palavras de astúcia para ela. Ninhursag decidiu voltar e ela fez seu caminho para o templo onde os deuses rapidamente tirou a roupa e abriu a porta do Enki enfraqueceu-se a ela.

32 Havia oito peças de Enki que machucá-lo e para estes Ninhursag agora parecia com a vida dando olho. Ela sentou-lo por sua vagina e se dirigiu a ele: "Meu parente, que parte de você dói?" "Ugu-Dili, em cima da minha cabeça, me dói" Ela tomou a aflição em seu ventre e deu à luz Abu fora dele.

33 "Siki, os bloqueios do meu cabelo, me machucar." Ela deu à luz Ninsikila fora dele. "Meu giri, nariz, me dói" Ela deu à luz Ningiritud fora dele. "Minha boca me dói." Ela deu à luz a Ninkasi fora dele. "Zi, a minha garganta me dói." Ela deu à luz a Na-zi dele.

34 "Meu braço dói-me" Ela deu à luz Azimua fora dele. "Minhas costelas, ti, me machucar" Ela deu à luz Ninti fora dele. "Meu lados, zag, me machucar" Ela deu à luz Enzag fora dele. Assim, Enki foi curado, e quatro filhos e quatro filhas nasceram para eles. Cada um dos seus nomes relacionados com a parte que nasceram fora.

35 Ninhursag não perdeu tempo para declarar seu destino neste momento: "Para os mais pequenos a quem eu dei o nascimento não pode faltar recompensas Abu deve se tornar o rei das gramíneas, Ninsikila será senhor de Magan, Ningiritud desposará Ninazu, Ninkasi. será a deusa da cerveja. Na-zi desposará Nindara, Azimua casar Ningishzida, Ninti será dama do mês, e Ensag será senhor de Dilmun ".